Profissionais de Marketing Digital em Brasília

Foto de Perfil Matheus Jordão

Como uma empresa define o marketing digital?


O marketing digital é definido pelo uso de várias táticas e canais digitais para se conectar com os clientes onde eles passam a maior parte do tempo: online. Do próprio site aos ativos de marca online de uma empresa - publicidade digital, marketing por e-mail, brochuras online e muito mais - há um espectro de táticas que se enquadram no conceito de "marketing digital".

Os melhores profissionais de marketing digital têm uma visão clara de como cada campanha de marketing digital apóia seus objetivos gerais. E, dependendo dos objetivos de sua estratégia de marketing, os profissionais de marketing podem apoiar uma campanha maior por meio dos canais gratuitos e pagos à sua disposição.

Um profissional de marketing de conteúdo, por exemplo, pode criar uma série de postagens de blog que servem para gerar leads de um novo ebook que a empresa criou recentemente. O comerciante de mídia social da empresa pode então ajudar a promover essas postagens de blog por meio de postagens pagas e orgânicas nas contas de mídia social da empresa. Talvez o profissional de marketing por e-mail crie uma campanha por e-mail para enviar àqueles que baixam o e-book mais informações sobre a empresa. Falaremos mais sobre esses profissionais de marketing digital específicos em um minuto.

Tipos de marketing digital

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Marketing de conteúdo
Marketing de mídia social
Pay Per Click (PPC)
Marketing afiliado
Publicidade Nativa
Automação de Marketing
Marketing de email
PR online
Marketing de entrada
Conteúdo Patrocinado

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Este é o processo de otimizar seu site para "classificar" mais alto nas páginas de resultados de pesquisas, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que seu site recebe. Os canais que se beneficiam do SEO incluem sites, blogs e infográficos.

Existem várias maneiras de abordar o SEO para gerar tráfego qualificado para o seu site. Esses incluem:

SEO na página: Este tipo de SEO foca em todo o conteúdo que existe "na página" quando se olha para um site. Ao pesquisar palavras-chave para seu volume de pesquisa e intenção (ou significado), você pode responder às perguntas dos leitores e classificar mais nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) que essas perguntas produzem.

SEO fora da página: Este tipo de SEO se concentra em todas as atividades que ocorrem "fora da página" quando se busca otimizar o seu site. "Que atividade fora do meu próprio site pode afetar minha classificação?" Você pode perguntar. A resposta são links de entrada, também conhecidos como backlinks. O número de editores com links para você e a "autoridade" relativa desses editores afetam sua classificação nas palavras-chave de seu interesse. Em rede com outros editores, escrevendo posts de visitantes nesses sites (e vinculando de volta ao seu site) e gerando atenção externa, você pode obter os backlinks de que precisa para mover o seu site para todos os SERPs corretos.

SEO técnico: este tipo de SEO se concentra no back-end do seu site e em como suas páginas são codificadas. A compactação de imagens, os dados estruturados e a otimização de arquivos CSS são formas de SEO técnico que podem aumentar a velocidade de carregamento do seu site - um fator de classificação importante aos olhos dos mecanismos de pesquisa como o Google.
Marketing de conteúdo

Este termo denota a criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar conhecimento da marca, crescimento do tráfego, geração de leads e clientes. Os canais que podem desempenhar um papel em sua estratégia de marketing de conteúdo incluem:

Postagens de blog: Escrever e publicar artigos em um blog ajuda a demonstrar sua experiência no setor e gera tráfego de pesquisa orgânica para seu negócio. Em última análise, isso oferece mais oportunidades de converter visitantes do site em leads para sua equipe de vendas.
E-books e white papers: e-books, white papers e conteúdo longo semelhante ajudam a educar ainda mais os visitantes do site. Ele também permite que você troque conteúdo pelas informações de contato de um leitor, gerando leads para sua empresa e movendo as pessoas na jornada do comprador.
Infográficos: às vezes, os leitores querem que você mostre, não conte. Infográficos são uma forma de conteúdo visual que ajuda os visitantes do site a visualizarem um conceito que você deseja ajudá-los a aprender.